O ímpio com a boca destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento. Provérbios 11:9








Data Publicação: 26/06/2018 21:29:00
Profeta Judeu Jeremias: A quebra da aliança de Moisés

Assim como um ladrão que é apanhado no flagrante de um roubo, Judá será apanhada no flagrante com seus rituais de idolatria.

Seus líderes religiosos, reis, governantes políticos, sacerdotes e profetas seriam envergonhados diante do flagrante feito pelo D'us de Israel, todos quebraram a aliança mosaica, adorando deuses feito de madeira e pedra.

Todos viraram as costas para o D'us de Israel!

Mas os idólatras quando estavam em tempo de angústia, logo corriam para pedir ajuda ao único e verdadeiro Adonai.

 

Então Adonai diz:

"... Onde estão os seus deuses?... ".

"... Procurem por eles agora!... ".

"... quem sabe eles não possam ajudar vocês!... ".

 

Diante do cenário de apostasia, Adonai disciplinou inúmeras vezes a nação, com a intenção de ver o arrependimento genuíno sobre o povo, mas não surtiu efeito.

Em retaliação contra o Eterno, os verdadeiros profetas eram assassinados ferozmente e sem piedade pelo povo e seus líderes!

A situação de Judá era tão grave que ela passou a ensinar as nações gentílicas a se prostituir com mais deuses... Sim! Judá passou a ensinar as nações idólatras como buscar mais deuses!

E por fim, novamente o D'us de Israel repete que a aliança militar entre Judá, Egito e Assíria traria maldições para a nação judaica - Ao invés de trazer proteção, D'us faria que essas nações gentílicas se tornassem inimigas de Judá.

 

 

Silas Anastácio
Evangelista e Expositor Bíblico
JERUSALÉM ETERNA