O ímpio com a boca destrói o próximo, mas os justos são libertados pelo conhecimento. Provérbios 11:9








Data Publicação: 29/06/2018 22:17:01
Profeta Judeu Joel: Chamada ao arrependimento

Durante a transição do reinado de Atalia (841 A.C - 835 A.C) para o Reinado de Joás (835 A.C - 796 A.C), Judá entra em Apostasia.

D'us usa eventos da natureza (pragas de gafanhotos e seca) e levanta o profeta Joel para chamar o reino do Sul ao arrependimento.

O profeta recebe o profetismo, provavelmente, durante uma caminhada nas ruas de Jerusalém e no templo de Salomão.

Na caminhada ele encontra idosos, bêbados, uma virgem durante o casamento e sacerdotes no templo; os chama ao arrependimento, assim como todos os moradores da terra (goys).

Os eventos do Dia do Senhor começaram durante o tempo do ministério de Joel (835 A.C), mas iniciará novamente no futuro onde Adonai julgará todas as nações da terra, incluindo Israel.

Descrito na Brit Hadashá (Novo Testamento), o Dia do Senhor é detalhado no livro de Apocalipse, e também é citado inúmeras vezes na Tanach através dos profetas: Amós, Jeremias, Zacarias, Ezequiel, Isaías, Sofonias entre outros.

Joel mostra que há duas fases para o Dia do Senhor - No tempo do profeta Joel e a continuação que ocorrerá no futuro.

O Dia do Senhor em Judá inicia com o ataque de gafanhotos e a estiagem (e em outros profetas culmina com o cativeiro Babilônico em 605 A.C, 597 A.C e 586 A.C), avançando com a queda de nações gentílicas citadas pelo profeta Naum.

No futuro (após a pausa no castigo), será durante a septuagésima semana de Daniel, onde Adonai colocará toda a sua ira contra os judeus e gentios ímpios.

O castigo será de Jerusalém para todas as nações da terra e contra o pecado de toda a raça humana!

Durante o ministério profético de Joel (835 A.C), a nação se arrependeu dos pecados e o Eterno se compadeceu, perdoando a nação de Judá, que voltou a prosperar novamente.

No tempo futuro, o Eterno voltará a tratar o pecado de todas as nações da terra e este período pode iniciar a qualquer momento...

 

Silas Anastácio
Evangelista e Expositor Bíblico
JERUSALÉM ETERNA